Quem sou eu

Minha foto
Esse é o Gold um cãozinho da raça Golden Retriever. Cão dócil e muito brincalhão, se caracteriza por ser um dos cães mais dóceis, ele é muito amigavél.Seu temperamento é calmo. É excelente para atividades físicas como o agility, que é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos a agradar e obedecer. Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de cegos. Por ser um cão de temperamento equilibrado, pode com certeza ser criado em apartamentos apesar de ter porte grande. Para tanto sempre é necessário adquirir um Golden de um criador sério que tenha feito controle de temperamento. Além disso, certa dose de exercício diário é importante para a raça. Também pode ser criado para a terapia. É atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.

Sobre a raça

Quem não se lembra daquela cena do filme ET em que o menino e seu cão passeiam de bicicleta? Aquele cão peludo, maravilhoso, era um Golden Retriever.
A origem precisa do Golden Retriever é incerta, mas a maior parte dos registros aponta que o Golden Retriever foi desenvolvido a partir da metade do século 19, por um criador escocês, chamado Sir Dudley Majoribanks (Lorde de Tweedmouth), que buscava um cão de porte médio, excelente faro, habilidade para buscar a caça tanto na terra como na água, inteligente, obediente, fácil de treinar e calmo.
Para conseguir este resultado, várias raças foram cruzadas, entre elas o Flat-Coat, o Tweed Water Spaniel (raça já extinta), Labrador, Setter Irlandês e Bloodhound.
O Golden Retriever é um cão robusto, de pelagem média e dourada e possui uma inconfundível meiguice de expressão. Por estas características, conquistou multidões e hoje é a segunda raça em número de filhotes registrados no Japão e terceiro na Inglaterra. Nos EUA fica na quarta posição, com mais de 64 mil exemplares nascidos só no ano passado.
No Brasil, apesar de ainda não ter a popularidade do Labrador, o Golden vem, dia a dia, ganhando mais espaço entre os apaixonados por cães, em especial devido ao seu temperamento fantástico e sua versatilidade, aliados a um porte elegante e uma aparência majestosa.



Personalidade
Talvez a principal característica do Golden seja a inteligência e a vontade de agradar ao dono acima de qualquer coisa. É a quarta raça no ranking de inteligência para obediência, entre 133 analisadas por Stanley Coren em seu livro “A Inteligência dos Cães”.
Muito observador, possui grande facilidade para entender o que se quer dele e associar causa e conseqüência de seus atos. Por isso mesmo, o Golden é usado em diversos países como guia de cegos e auxiliar na terapia de doentes físicos e mentais.
Por seu excelente faro, advindo da seleção dos cães para a função de recuperação da caça, muitos são usados pelas polícias para farejar drogas e por sua constituição física, podem atuar como resgate de sobreviventes em desastres.
Manso e boa índole, pode até assustar pelo tamanho, mas faz amizade com todos, sendo afetuoso com estranhos e mesmo com outros cães convive sem problemas. Extremamente paciente e amoroso, é uma excelente companhia para as crianças com quem brinca sem nenhuma restrição. Por sua índole amorosa, o Golden não se presta para a função de guarda.
Versátil, o Golden adapta-se perfeitamente ao estilo de vida do dono, até mesmo com locais pequenos. Quanto está em casa, procura sempre a proximidade dos familiares, mas da mesma forma pode ficar apenas deitado num canto observando o movimento ao seu redor.
Apesar de não ser um cão hiper-ativo, o Golden está sempre disposto à atividade, especialmente se for com o dono… Sua excelente resistência física faz com que possa acompanhar sua família em qualquer atividade, como passeios, caminhadas ou provas de agility. É um cão que precisa e adora fazer exercícios, além de ser um exímio nadador.
O pelo deve ser escovado com freqüência para que se mantenha saudável e bonito. Na época da muda, que ocorre de 6 em 6 meses, deve ser escovado com mais freqüência, evitando que perca pelos pela casa.


Filhote
Quando filhote, o Golden tem uma energia inesgotável e sua pelagem parece mais a de uma ovelhinha, não sendo lisa como nos adultos.
Brincalhão, desde cedo já demonstra suas habilidades em seus jogos de “caça” e na facilidade do aprendizado de hábitos de higiene.
Para que se desenvolvam bem, não apenas física mas emocionalmente, os filhotes devem ser educados desde cedo. Por sua inteligência e enorme desejo de agradar aos donos, os filhotes respondem muito bem às aulas de adestramento.
Problemas comuns a raça
Especialmente nos países em que sua popularidade é grande, o Golden Retriever enfrenta os problemas típicos da criação irresponsável, principalmente os relacionados a cruzamentos geneticamente não-recomendados.
Um dos mais graves problemas genéticos do Golden é a displasia coxo-femural. Caso vá adquirir um filhote, certifique-se de que os pais tenham sido examinados e que tenham sido aprovados pelas radiografias. A displasia só pode ser diagnosticada com certeza quando filhote tem mais de 12 meses através de raios-x.
Além da displasia, o Golden, assim como o Labrador, sofre de algumas doenças genéticas que atacam a visão, causando perda progressiva até chegar à cegueira: a Catarata, que ocorre quando o cristalino – parte interna transparente do olho – torna-se opaco; e a Atrofia ou Displasia da Retina, uma degeneração das células da retina.