Quem sou eu

Minha foto
Esse é o Gold um cãozinho da raça Golden Retriever. Cão dócil e muito brincalhão, se caracteriza por ser um dos cães mais dóceis, ele é muito amigavél.Seu temperamento é calmo. É excelente para atividades físicas como o agility, que é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos a agradar e obedecer. Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de cegos. Por ser um cão de temperamento equilibrado, pode com certeza ser criado em apartamentos apesar de ter porte grande. Para tanto sempre é necessário adquirir um Golden de um criador sério que tenha feito controle de temperamento. Além disso, certa dose de exercício diário é importante para a raça. Também pode ser criado para a terapia. É atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.

Curiosidades (ancestral)

Curiosidades...
 


Terra Nova PDF Imprimir E-mail


A origem do Terra-Nova ou Newfoundland, é bastante obscura. Alguns historiadores sustentam que o Terra Nova seja originário da ilha de mesmo nome, no noroeste do Canadá e que descende de acasalamentos entre cães dos Piríneus levados para a Terra-Nova pelos pescadores de bacalhau Bascos.

Outra corrente afirma que foram desenvolvidos a partir dos partir do acasalamento de cães que lá chegaram entre os séculos XVI e XVIII, principalmente molossos do Tibet e "spaniels" do tipo Clumber. Esses ancestrais talvez expliquem sua estrutura grande e pesada, típica de um cão montanhês, e a agilidade, na água, própria de cães de caça. SALVA-VIDAS. A popularidade dos cães na Ilha era tão grande que, em 1780, o governador Edwards limitou a população canina a um animal por lar, o que incentivou de maneira decisiva a exportação de inúmeros cães para outros países.
De volta à Europa, levados por pescadores de bacalhau, o Terra Nova alcançou grande popularidade na Inglaterra, onde estreou em uma exposição cinófila e participou das primeiras provas aquáticas por volta de 1860. Nesse país, foi fundado em 1886, o "The Newfoundland Club", um dos mais antigos clubes da raça.
Segundo muitos historiadores, os primeiros Terra Nova eram de variedade Landseer: branco e preto e, a partir de seleções de acasalamentos, os criadores chegaram ao Terra Nova de cor preta que conhecemos hoje.
Tornou-se famoso pelos salvamentos de marinheiros, cujos barcos naufragavam nos recifes da Terra-Nova. Os balneários, em geral proibidos aos cães, abrem-se na Europa para o Terra Nova, que é a única raça com a característica de salvamento de pessoas incluída no padrão oficial. A afinidade com a água, para o que demonstra verdadeira obsessão desde filhote, confunde-se com a própria história da raça.
Além do trabalho como salva-vidas, que lhe rendeu o apelido de ´São Bernardo da Água´, o Terra Nova ainda deu grandes contribuições para a formação de novas raças, entre elas o Labrador e o Golden Retriever.


Cão dos Pirineus