Quem sou eu

Minha foto
Esse é o Gold um cãozinho da raça Golden Retriever. Cão dócil e muito brincalhão, se caracteriza por ser um dos cães mais dóceis, ele é muito amigavél.Seu temperamento é calmo. É excelente para atividades físicas como o agility, que é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos a agradar e obedecer. Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de cegos. Por ser um cão de temperamento equilibrado, pode com certeza ser criado em apartamentos apesar de ter porte grande. Para tanto sempre é necessário adquirir um Golden de um criador sério que tenha feito controle de temperamento. Além disso, certa dose de exercício diário é importante para a raça. Também pode ser criado para a terapia. É atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.

Porque ter um Golden

A primeira decisão importante é a de ter ou não um bicho de estimação, depois daí é que as dúvidas aparecem, a primeira é que tipo de bicho, se a opção for um cão, acredito que a mais difícil seja decidir qual a raça.

Existem muitas diferenças de temperamento, tamanho e pelagem de raça para raça, e a decisão da escolha implica em pensar se o cão ficará no quintal sozinho ou dentro de casa, ou livre para entrar e sair quando bem entender; se deve defender a residência ou não, se deve ser um cão ativo ou passivo, os gastos mensais também variam muito de acordo com a escolha, mas se você veio até aqui e está lendo este texto, acredito que sua decisão já está formada e apenas precisa ter certeza do que já acredita, pois aí vão alguns motivos para reforçar sua decisão de ter um Golden Retriever como companheiro.
Se você procura um cão companheiro para todas as horas, de passeios pela rua a trilhas na floresta com a energia e alegria de uma criança, que esteja sempre ao seu lado quase como uma sombra e que reivindique seu carinho e atenção ativamente, começou certo. Uma das inúmeras qualidades de um Golden Retriever é a de SEMPRE, mesmo depois de velhinho, querer agradar o dono.
Se procura um cão que receba bem a conquiste seus amigos e visitas, acertou em cheio, todos vão querer ter um igual ao seu, é contagiante.
Mas se o caso é de guarda, esqueça, pois ele certamente lamberá o ladrão que ainda é capaz de se apaixonar por ele e levá-lo junto. Mas isso é um descarte ? NÃO, Goldens Retriever também são cães muito sociáveis com outros animais, você pode ter um cão de guarda convivendo (no que diz respeito ao Golden, dependendo de cada caso é claro) com seu cão de guarda.
E o latido? Fazem muito barulho? Latem sim, afinal são cachorros, mas vai ser raro, muito raro mesmo. Cães criados longe do contato com outros animais não chegam nem a aprender a latir. Lembre-se Goldens Retrievers são cães buscadores utilizados em caçadas e aprimorados durante gerações para esta função, não seria muito interessante cães que latem, pois espantariam a caça.
Se você procura um cão obediente, que faça suas necessidades no local indicado por você, o Golden vai surpreendê-lo, é a 4º raça mais inteligente do mundo [veja o rank]. Xixi no local certo ? depois de uma certa idade não precisa nem ensinar isso, eles tem muito senso de higiêne, tente truques mais desafiadores.
Se você se preocupa com o mau cheiro, não se preocupe mais, um banhozinho e um perfuminho são sempre bem vindos, mas uma simples escovação semanal complementa muito bem a higiêne do Golden Retriever, além de estreitar o vinculo com você a escovação ainda promóve melhor circulação sanguinea nele, sem contar que é um momento muito agradável de afeto e carinho com seu cão que você verá saberá retribuir.
Se você mora em apartamento, desde que o cão não fique muuuuuuito tempo sozinho, não há empedimentos, o único inconveniente que você terá será no verão, pois como sua pelagem é densa, nesta época eles trocam a pelagem. No caso de cães que vivem em apartamentos ou mesmo dentro de casa, é extremamente importante que se evite pisos lisos, pois isso fará com que o cão caminhe sobre as almofadas das patas jogando os joelhos para tras nas patas da frente e devido a pouca aderência forçando muito as patas traseiras há o aumento do risco de desenvolvimente prematuro de displasia. Tapetes resolvem o problema.

Meu Golden Retriever pode morar em apartamento?

Essa é uma das dúvidas importantes de quem quer comprar um Golden e mora em apartamento, afinal de contas o fato poderia ser um empecilho e acabar com o sonho de ter um Cão dourado em casa.
Primeiramente vou tranqüilizar os moradores de apartamentos dizendo que não só é possível, como é muito mais simples conviver com um Golden do que com um cão de porte pequeno em apartamento.
Tudo que o Golden Retriever quer é o carinho e a atenção de seu dono, para eles mais importante do que espaço para correr de um lado para o outro é a companhia do dono. Eles realmente se esforçam e ficam muito felizes quando percebem que estão agradando seu dono. Constantemente se deitarão aos pés dos donos na sala ou no quarto para assistirem televisão.
Com relação ao cão, se você o levar para dar uma voltinha todos os dias a fim de fazer suas necessidades, mesmo que seja no pátio do prédio, leve-o para acompanhar suas caminhadas e nos finais de semana deixe-o um pouco mais a vontade em um parque ou praça, ele estará muito feliz.
O que quero dizer é que com relação ao cão não há problemas de morar em apartamento, eu já tive Goldens enquanto morava em apartamento e tenho vários clientes que compraram Goldens comigo e vivem muito felizes com seus cães em seus apartamentos.
É preciso atentar na quantidade de ração, pois devido a pouca atividade física o Golden Retriever pode tender a obesidade.
Não há necessidade de trocar seu piso, como já li em outros sites, por causa do Cão, realmente pisos lisos não são muito saudáveis para o esqueleto dos Goldens, porém o problema não está no fato dele ficar parado ou caminhar lentamente sobre o piso, o problema está nos escorregões e isso pode ser facilmente evitado com a simples colocação de tapetes em áreas mais abertas e evitar correrias nas partes escorregadias, existe ceras e outros artifícios antiderrapantes que podem ser aplicados, além disso, atente-se para comprar seu filhote em canil confiável e que faça exames de displasia em seus reprodutores.
O fato deles não latirem e não exalarem cheiro forte, além de sua inteligência, noção de espaço e higiene, os torna perfeitos vizinhos, não incomodam ninguém, bem diferente de muitos cães de porte pequeno, que latem muito, urinam por tudo e não toleram brincadeiras de crianças.
Então surge outra dúvida, o que mudará na rotina da família com um Golden no apartamento?
Eu diria que a mesma coisa que muda em uma casa. Além disso, o fato de você passar a ter uma vida um pouco mais sadia, pois são ótimos companheiros e um belo motivo para sair de casa, passear e caminhar ao ar livre. Além disso, ao menos para mim, foi o motivo que faltava para mudar para uma casa.